A Polícia Federal realizou, neste sábado (1/11), ações de fiscalização da segurança privada durante o Global Citizen Festival, evento cultural que marca a abertura da COP30, em Belém. A operação teve como foco a verificação das empresas e profissionais de segurança privada responsáveis pela proteção do público durante o evento, que contou com a participação de aproximadamente 400 indígenas, além de representações de diversos segmentos sociais.

Três empresas de segurança privada foram fiscalizadas, com cerca de 560 vigilantes escalados para atuar no local. As equipes designadas da PF acompanharam de perto a execução do projeto de segurança, conforme determina o novo Estatuto da Segurança Privada, que estabelece a competência exclusiva da Polícia Federal para fiscalizar a execução desses projetos em eventos sociais e em áreas de uso comum dos participantes.Durante a fiscalização, foi utilizado o equipamento portátil de identificação biométrica facial e digital, que permite a checagem em tempo real dos cadastros dos profissionais de segurança privada. O dispositivo garante maior agilidade e precisão na identificação, além de reforçar o controle da atuação dos vigilantes durante o evento.

A nova Lei de Segurança Privada ampliou as atribuições da Polícia Federal na fiscalização desse setor, com destaque para a análise e acompanhamento dos projetos de segurança de grandes eventos, que devem conter requisitos técnicos obrigatórios, como:• estimativa de público e dimensionamento do efetivo de vigilantes;

• definição dos acessos de entrada, saída e emergência;

• análise de risco e plano de contingência.

Com o novo decreto regulamentar do Estatuto da Segurança Privada, a fiscalização da Polícia Federal passará a abranger eventos com público superior a mil pessoas, fortalecendo sua atuação na prevenção de irregularidades e na proteção da sociedade em ocasiões de grande porte, como a COP30. Por meio do uso de ferramentas modernas e da aplicação de procedimentos técnicos rigorosos, a instituição segue aprimorando o controle da segurança privada, garantindo elevados padrões de confiabilidade e eficácia.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará