Em preparação para a Cúpula dos Líderes da COP30, que será realizada em Belém nos dias 6 e 7 de novembro, cerca de 200 agentes das forças de segurança pública participaram no sábado (18) de um exercício de simulação de escolta de autoridades.
A ação ocorreu a partir das 14h30 e envolveu seis comboios que saíram de hotéis localizados no centro de Belém e seguiram até o Parque da Cidade, na Avenida Júlio César, onde ocorrerá toda a programação oficial da Cúpula. O trajeto passou por vias como Avenida Nazaré, Magalhães Barata, José Bonifácio, Duque de Caxias, Dr. Freitas, Senador Lemos e Júlio César.
Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Uaalame Machado, o ensaio técnico é essencial para avaliar o tempo de deslocamento, os acessos das rotas, os bloqueios ou controles de via e o momento adequado para realizar esses procedimentos. Ele destacou que todos os bloqueios ou controles de acesso à população serão previamente comunicados. “A população pode ficar tranquila de que o fechamento de via ou controle de acesso será feito apenas em caso de extrema necessidade, e pelo tempo necessário” – afirmou.
A simulação contou ainda com monitoramento em tempo real por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Polícia Militar do Pará, Guarda Municipal de Belém e da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel). A operação também contou com sobrevoos do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) para apoio aéreo, e com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Segup.
Durante o exercício, as vias foram parcialmente ou totalmente interditadas conforme o trânsito dos comboios. A Avenida Júlio César, no trecho entre o Elevado Daniel Berg e a Avenida Almirante Barroso, ficou interditada até aproximadamente 16h, quando todos os comboios haviam concluído o percurso.
Os dados coletados na simulação — relativos a tempo de deslocamento, comunicação entre equipes, logística de embarque e desembarque — serão agora analisados de forma integrada entre os órgãos envolvidos, para implementação de ajustes finais antes do evento.
Receba nossas notícias em primeira mão, siga-nos no Instagram.🫱🏻🫲🏻https://www.instagram.com/tvpatrulheiro






0 Comentários