Texto: Redação | tvpatrulheiro.com.br | Atualizado em outubro de 2025

O Governo Federal deu mais um passo na discussão sobre a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a obrigatoriedade de frequentar autoescolas

A proposta, que pretende flexibilizar o processo de formação de condutores, foi colocada em consulta pública pelo Ministério dos Transportes, mas ainda não tem previsão de quando poderá entrar em vigor.

Consulta pública e próximos passos

A consulta está disponível na plataforma Participa + Brasil, e ficará aberta por 30 dias. Durante esse período, cidadãos podem enviar sugestões e opiniões sobre o tema.
Após a etapa de consulta, o texto será encaminhado ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), responsável por avaliar as contribuições e elaborar uma possível regulamentação.

Se aprovada, a mudança poderá permitir que o candidato escolha como se preparar para os exames teórico e prático, sem depender obrigatoriamente das aulas presenciais ministradas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

O que a proposta prevê

A principal mudança está na liberdade de escolha. O futuro condutor poderá optar por:

  • Estudar de forma autônoma, por meio de material didático digital;
  • Fazer aulas com instrutores independentes credenciados pelo Detran;
  • Ou continuar utilizando o modelo tradicional das autoescolas.

As provas teórica e prática continuam obrigatórias. O governo defende que o novo formato poderá reduzir o custo da habilitação em até 80%, tornando o processo mais acessível à população.

Como funciona hoje

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro exige que todos os candidatos cumpram uma carga horária mínima em autoescolas:

  • 45 horas/aula teóricas;
  • 20 horas/aula práticas (em média).

Essas aulas só podem ser aplicadas por instrutores vinculados a CFCs credenciados. O custo médio da CNH varia entre R$ 2.500 e R$ 3.500, dependendo do estado.

Divergências e preocupações

A proposta divide opiniões entre especialistas em trânsito e representantes das autoescolas.
Associações do setor afirmam que a mudança pode comprometer a segurança viária, já que muitos motoristas podem se apresentar mal preparados para o trânsito.
Por outro lado, apoiadores do projeto acreditam que a medida desburocratiza o processo e reduz custos, especialmente em regiões onde o valor da CNH é considerado alto.

Situação atual

Até o momento, a CNH sem autoescola não é válida no Brasil. O processo atual — com aulas obrigatórias em CFCs — continua sendo o único reconhecido legalmente pelos Detrans estaduais.
O governo ainda analisa as contribuições da consulta pública e deve encaminhar a proposta final ao Contran nas próximas semanas.


Resumo:

  • Proposta está em consulta pública;
  • Autoescolas podem deixar de ser obrigatórias;
  • Exames teórico e prático continuarão exigidos;
  • Ainda não há data para a nova regra entrar em vigor.

Fonte: Ministério dos Transportes, Redação — tvpatrulheiro.com.br

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