Durante a campanha nacional de incentivo à doação de órgãos denominada "Setembro Verde", o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, realizou a captação de dois rins e um fígado, doados por um homem de 25 anos, que teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado.
O procedimento ocorreu, na última quarta-feira (24), e contou com a parceria de uma equipe médica da Santa Casa do Pará, de Belém, que foi até Santarém para realizar a captação do fígado. Já os médicos do HRBA realizaram a captação dos dois rins. Os três órgãos foram encaminhados à Central Estadual de Transplantes do Pará (CET-PA) e serão doados a pacientes na fila de espera.
Este paciente estava internado no Hospital Municipal de Santarém e nossa equipe realizou a busca ativa de potenciais doadores. Depois de fecharmos o diagnóstico de morte encefálica, tivemos a resposta positiva da família para a doação. Ele foi transferido para cá e o nosso time cirúrgico fez a captação renal. Já o fígado, foi captado por profissionais da Santa Casa do Pará", explicou o enfermeiro da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Tapajós, Fábio Santos.
Esta foi a primeira captação de órgãos realizada pelo HRBA no ano de 2025. A unidade é habilitada desde 2012 pelo Ministério da Saúde para este tipo de procedimento. De lá para cá, já foram captados na unidade 197 órgãos, sendo 103 rins, 77 córneas, 13 fígados e quatro corações, em um total de 55 procedimentos de captação.
Setembro Verde - O Hospital Regional do Baixo Amazonas conta com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) Tapajós. Hoje, um médico e dois enfermeiros fazem parte da OPO, que trabalha na busca ativa de potenciais doadores, no apoio ao diagnóstico de morte encefálica e no acolhimento e consentimento da família para a doação.
Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.
Fonte: Agência Pará.
📌 Receba nossas notícias em primeira mão, siga-nos no Instagram.🫱🏻🫲🏻https://www.instagram.com/tvpatrulheiro
https://www.instagram.com/tvpatrulheiro







0 Comentários