Em uma carta enviada ao presidente Lula (PT), o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras com destino aos EUA a partir de 1º de agosto. A medida foi justificada por Trump como uma resposta a práticas que ele classificou como "antidemocráticas" do governo brasileiro e ataques à liberdade de expressão.

Trump atribui parte da decisão às ações do Supremo Tribunal Federal, que teria emitido "centenas de ordens de censura secretas e ilegais" contra plataformas de redes sociais norte-americanas. "Isso constitui uma violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos", escreveu o republicano.

Ele também atacou o que chamou de "perseguição política" ao ex-presidente Jair Bolsonaro. "É uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!", afirmou.

Trump ainda declarou que mercadorias brasileiras exportadas para outros países com o objetivo de burlar também serão taxadas em 50%. Ele ressaltou que a tarifa não será aplicada caso empresas brasileiras decidam produzir ou montar seus produtos diretamente em território norte-americano.

📌 Receba nossas notícias em primeira mão, siga-nos no Instagram.🫱🏻‍🫲🏻https://www.instagram.com/tvpatrulheiro

https://www.instagram.com/tvpatrulheiro

APROVEITE PARA LER OUTRAS NOTÍCIAS