O projeto será desenvolvido em uma área de 10,3 mil hectares e prevê investimento inicial de R$ 258 milhões, gerando cerca de dois mil empregos na APA Triunfo do Xingu

apoio às cadeias produtivas da bioeconomia. O edital estabelece responsabilidades compartilhadas entre o estado e a concessionária para treinamento, conscientização e manejo do fogo no entorno. Além disso, a concessão dificulta a grilagem, assegura a manutenção da área pública e restringe atividades ilegais. A contratação de trabalhadores locais e o apoio às cadeias produtivas sustentáveis também fazem parte do projeto.

Novas concessões – O governador Helder Barbalho já anunciou que o estado já está preparando novos editais de concessão para reflorestamento na APA Triunfo do Xingu.A estratégia reforça o compromisso do governo estadual com a recuperação florestal e o desenvolvimento sustentável, consolidando o papel do Pará no cenário ambiental global. O estado se prepara para sediar a COP 30, conferência internacional sobre mudanças climáticas.

Parte do financiamento para a execução do projeto de reflorestamento da URTX foi garantido pelo Fundo de Biodiversidade da Amazônia (ABF), na sigla em inglês para Amazon Biodiversity Fund, que recebe aconselhamento exclusivo da Impact Earth, consultoria internacional com forte presença no Brasil e formada por profissionais experientes. O ABF, inclusive, esteve presente no estágio inicial do projeto da Systemica, colaborando para a participação do processo de concessão pública e cumprimento das obrigações iniciais.

📌 Receba nossas notícias em primeira mão, siga-nos no Instagram.🫱🏻‍🫲🏻https://www.instagram.com/tvpatrulheiro

https://www.instagram.com/tvpatrulheiro

APROVEITE PARA LER OUTRAS NOTÍCIAS